segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Coletivo Darcy Ribeiro declara apoio a Robério Paulino ao Governo do RN




 

NOTA PUBLICA DO COLETIVO DARCY RIBEIRO
 

“Agitador, sim! Como é possível conceber a vida sem agitação?

É agitando que se transforma a vida, o homem, a sociedade, o mundo.

Quem nega a agitação, nega as leis da natureza, a dialética, a ciência, a justiça, a verdade, a si próprio. O crime não está em agitar, mas em permanecer imóvel” -
(Cambão: A face oculta do Brasil – Francisco Julião)

 

 

O Coletivo Darcy Ribeiro que congrega acadêmicos e lutadores sociais que atuam no Rio Grande do Norte em torno de um projeto radical de mudanças que apontem para o fim da selvageria capitalista, entende que as Eleições de 2014 são importantes por serem a expressão do descontentamento popular após as Jornadas de Junho de 2013.

 

O Rio Grande do Norte vive uma das maiores crises gerenciais dos últimos anos com o Governo Rosalba Ciarlini que quebrou os serviços públicos e reprimiu os trabalhadores nas inúmeras e incontáveis greves que marcaram os últimos quatro anos. Diante deste cenário reconhecemos que a indignação é o ponto de partida, mas se lhe falta a análise da conjuntura política ela só resulta em ceticismo vazio e inconsequente. Não aponta caminhos, não constrói as mudanças. Se nossos votos críticos mudam pouca coisa neste cenário tão decadente, sem eles, nada muda.

 

O Coletivo Darcy Ribeiro fez um profundo balanço sobre as Eleições 2014 com foco na eleição para o Governo do Estado no intuito de contribuir e dialogar com o debate político entre as esquerdas e os movimentos sociais. O franco debate que fizemos entre nós leva a conclusão que o programa político e o perfil de lutas do professor Robério Paulino do PSOL é o mais consequente e afinado com as mudanças reais que o RN necessita, articulando a indignação contra as velhas oligarquias e um plano de profundas e radicais mudanças para o RN. Sobre as propostas apresentadas no programa do professor Robério Paulino nos somamos ao combate sistemático ao analfabetismo e a concepção de que é impossível acabar com a violência nos marcos da própria violência e que a questão da segurança passa inevitavelmente pela questão social.

 

Neste contexto o Coletivo Darcy Ribeiro declara apoio ao professor Robério Paulino e se soma ao “Plano de Profundas Transformações Sociais e Econômicas para o Rio Grande do Norte” ao tempo que convoca a juventude e os trabalhadores que agitaram as ruas em junho de 2013 a fazerem o mesmo nestas Eleições de 2014, que toda a energia e agitação continue no asfalto das ruas e que transborde para o debate político para vencermos coletivamente as oligarquias que há mais de meio século são a causa e a consequência do atraso econômico e político do RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário